Manter uma equipe altamente qualificada por um longo período é o sonho de qualquer instituição na área da saúde, mas essa não é a realidade vivenciada no ambiente hospitalar. A rotatividade em hospitais gera diversos prejuízos à empresa, principalmente quando falamos na seleção e na capacitação de novos colaboradores.

O índice de rotatividade deve ser constantemente analisado e avaliado pelos gestores, pois essa taxa tem impacto direto na produtividade da empresa. Neste post listamos 5 dicas para diminuir a rotatividade de funcionários nos hospitais e melhorar os resultados da instituição. Confira!

Quais são as principais causas da alta rotatividade em hospitais?

A rotatividade é caracterizada pelo desligamento de funcionários e contratação de substitutos em uma organização. O aumento desse índice pode ter relação com os níveis de motivação e satisfação do empregado no ambiente de trabalho.

Em alguns hospitais, o custo com a rotatividade pode chegar ao equivalente a 8 salários nominais, dependendo do cargo. Durante esse processo, a empresa terá que arcar com gastos de rescisão contratual, despesas de seleção e recrutamento, entre outras variáveis.

O primeiro passo para diminuir a rotatividade de funcionários é identificar as principais causas pelas quais os colaboradores deixam a empresa.

Que práticas ajudam na redução da rotatividade em hospitais?

1. Invista na capacitação dos colaboradores

Descobrir o motivo da rotatividade de funcionários não é algo fácil. Para manter o bom funcionamento da empresa, é importante aplicar estratégias para diminuir essa rotatividade.

Investir em capacitação é uma ótima alternativa para potencializar a qualidade e a produtividade dos colaboradores, pois eles veem que a empresa se preocupa com seu crescimento e desempenho profissional.

2. Crie um plano de carreira

Dificilmente um profissional qualificado tem o objetivo de permanecer por muito tempo no mesmo cargo. Por essa razão, a falta de perspectiva de crescimento dentro das organizações é apontada como um dos principais fatores para os pedidos de demissão.

A criação de um plano de carreira leva em consideração tanto os interesses da empresa quanto os objetivos profissionais do funcionário em um intervalo de tempo preestabelecido. Dessa forma, o colaborador percebe o valor que ele tem e se torna um indivíduo mais motivado, o que aumenta o seu tempo de permanência na instituição.

3. Crie uma cultura de feedback

Feedback é uma ferramenta fundamental para manter a equipe engajada e por consequência reduzir a rotatividade. Todo funcionário deve ter clareza do que é esperado de seu desempenho, e quais são suas metas. Por meio desse processo, é possível descobrir as insatisfações dos colaboradores, além de identificar pontos para melhorar na estrutura.

Estabeleça com o RH uma política de feedback, porém mais do que uma política, é preciso criar uma cultura. Incentive um ambiente onde as pessoas são estimuladas a alinhar as expectativas com frequência, e que aprendam a dar e receber feedback.

Também é preciso acompanhar a performance dos gestores. Quando a rotatividade de uma área é muito alta, isso pode ser um indicador de que o gestor dessa área não é um bom líder, e portanto, deve receber feedbacks e treinamentos para melhorar seu desempenho.

4. Realize uma gestão eficiente das escalas de plantões

Os hospitais que não desfrutam de uma gestão eficiente das escalas de plantões podem enfrentar muitos problemas no futuro, como a sobrecarga das equipes — o que influencia na forma como o paciente é atendido e em como ele vê a qualidade da instituição.

O acúmulo de horas extras e o excesso de trabalho acarretam o aumento da rotatividade de funcionários. Para evitar isso, é importante ter uma boa gestão da jornada de trabalho.

Reduzir a rotatividade inclui a prática de ações internas que impactam diretamente na saúde dos colaboradores.

5. Construa um ambiente de trabalho saudável

Construir um ambiente de trabalho saudável é um dos pontos principais para as empresas que desejam diminuir a rotatividade de funcionários. A insatisfação com o local de trabalho é um dos grandes motivos para a desistência do emprego. Assim, para reter os profissionais qualificados, é preciso estimulá-los.

Não é possível impedir a saída de alguns colaboradores da sua instituição, visto que é algo que acontece naturalmente. Entretanto, com a aplicação de atitudes simples como as citadas acima, a rotatividade em hospitais pode ser controlada.

Gostou? Então inscreva-se e receba nossos Textos!

Escreva um comentário