Atualmente, uma das principais dificuldades da gestão hospitalar é a tarefa de encontrar médicos disponíveis no mercado. Isso acontece porque as instituições de saúde geralmente precisam do profissional plantonista para cobrir os horários de trabalho em jornadas diferentes e em inúmeras especialidades.

Assim sendo, torna-se fundamental conhecer algumas orientações para melhorar a gestão de escala em hospital. Pensando nisso, neste post, apresentamos 4 dicas de como ser bem-sucedido nessa tarefa. Acompanhe!

1. Planejar a escala de plantão antecipadamente

Uma das principais dicas para se ter uma melhor gestão de escala em hospital é planejar a escala de plantão com antecedência, de modo a evitar transtornos que podem ser prevenidos.

Para isso, é necessário elaborar uma tabela com fatores como férias e licença dos plantonistas que devem ser levados em consideração durante os próximos meses de trabalho.

Nesse planejamento, deve-se analisar todas as atividades necessárias para o atendimento dos pacientes, adequando e organizando a escala sempre que acontecer algum imprevisto.

2. Analisar o desempenho e a produtividade

Além de planejar a escala de plantão antecipadamente, é essencial analisar o desempenho e a produtividade dos profissionais médicos para verificar o andamento do trabalho e adequar os médicos em escalas com melhores dinâmicas.

Por exemplo, há profissionais que são mais produtivos no período noturno, outros têm muitas ausências nesse horário. Utilize algumas informações, como número de pacientes atendidos e satisfação dos clientes, para construir uma melhor escala de plantão médico.

3. Ter substitutos

Outra boa orientação para melhorar a gestão de escala em hospital é contar com substitutos, de maneira que se previnam situações problemáticas, como o adoecimento de algum médico ou, até mesmo, o impedimento de chegar ao local, na hora marcada, por causa do trânsito.

O ideal é que os substitutos fiquem de sobreaviso para atuarem imediatamente, de modo que a unidade de saúde não fique sem atendimento e tenha prejuízos.

4. Usar uma solução tecnológica de gestão de escalas

Por fim, mas uma dica de suma importância, é usar um sistema como o  Doctor ID para uma melhor gestão de plantões e equipes médicas — beneficiando-se de todo o potencial que a tecnologia tem para oferecer. Trata-se de uma solução para buscar profissionais e contribuir com uma escala mais eficiente. Abaixo, veja algumas das vantagens desse sistema.

Gestão de escalas eficiente

Com o uso da solução Doctor ID, você tem uma gestão de escalas eficiente, pois o software permite gerar a escala do mês inteiro e com todos os revezamentos configurados. Além disso, o gestor não precisa se preocupar com conflitos de horários, deslocamentos e excesso de horas, já que o sistema controla todas essas informações, bem como ainda pode identificar atrasos.

Vontade dos médicos é considerada para reduzir o absenteísmo

Outro benefício da solução Doctor ID para a gestão hospitalar é que ela leva em consideração a vontade dos médicos, o que contribui imensamente para reduzir o absenteísmo. Além de os profissionais poderem utilizar o aplicativo para trocar plantões entre si, quando alguém não poder fazer o plantão, a comunicação para que a procura por um substituto seja feita rapidamente é agilizada.

Como você acompanhou, neste post, abordamos 4 valiosas dicas de como melhorar a gestão de escala em hospital. Vale ressaltar que é bastante relevante fazer uso das inovações tecnológicas para termos instituições bem geridas e economicamente saudáveis.

Então, gostou da leitura? Entre em contato com a NCI Saúde e veja como podemos ajudar seu hospital a melhorar a gestão de escala!

Gostou? Então inscreva-se e receba nossos Textos!

Escreva um comentário