Atualmente, é muito importante se preparar para adquirir todos os benefícios que a transformação digital pode oferecer para a sua empresa, uma vez que as inovações previstas para o futuro, como a internet das coisas (IoT)  e a inteligência artificial (IA) vão proporcionar excelentes resultados para diversas áreas da medicina. Assim, para se adaptar a elas é essencial enxergar a tecnologia como aliada e engajar os seus profissionais.

Dessa forma, neste post, apresentaremos algumas dicas sobre como preparar a instituição para migrar os serviços para o meio digital. Confira!

Como essa transformação digital influencia o funcionamento da empresa?

Na atualidade, a transformação digital influencia o funcionamento das instituições de saúde de várias formas. Por exemplo, com a utilização dos recursos digitais é possível que os médicos realizem o acompanhamento dos pacientes com mais facilidade e organização, com o intuito de antecipar o diagnóstico de doenças e seus tratamentos.

Da mesma forma, as ferramentas digitais são fundamentais para o trabalho do gestor, pois elas auxiliam na análise de dados para melhores tomadas de decisão e possibilitam uma comunicação efetiva entre médicos, pacientes e hospital/clínica, de forma que se estabeleça uma interação saudável entre todos.

Quais são os seus impactos?

As transformações digitais trazem inúmeros impactos para o mercado da saúde, sendo que um dos mais importantes é a economia ao evitar custos desnecessários, já que os altos desperdícios em toda a cadeia de saúde são sérios problemas para gerir a instituição.

Além disso, os recursos digitais impactam de maneira positiva a produtividade dos profissionais da área, e principalmente a geração de valor para os pacientes.

Como fazer essa adaptação?

Investir em novas tecnologias

Umas das principais dicas para fazer essa adaptação é investir em novas tecnologias, o que contribui para você se preparar para alterações ainda maiores no futuro. Por exemplo, está disponível no mercado uma plataforma web de gestão de custos para instituições de saúde, de modo que você possa fazer essa gestão de forma mais simples, concisa e rápida.

Outra ferramenta importante para os gestores da área investirem é a solução DoctorID. Trata-se de uma plataforma para gestão de escalas de plantões, para melhorar a comunicação com os médicos plantonistas e evitar furos nas escalas.

Capacitar seus colaboradores

Além de investir em novas tecnologias, uma orientação fundamental para fazer essa adaptação é capacitar os seus colaboradores, pois todos precisam estar integrados com esses novos recursos para potencializar os resultados da sua empresa ou clínica.

Os administradores devem ter o objetivo de buscar atualização constante para a sua equipe por meio de cursos e treinamentos, uma vez que isso contribui para o contato frequente com as principais novidades do mercado.

Diagnosticar as áreas que mais requerem mudanças

Uma dica essencial para preparar a sua empresa é diagnosticar as áreas que mais requerem mudanças. Isso faz com que você implante os novos recursos pouco a pouco, sem comprometer o trabalho dos colaboradores. Para isso, analise todos os processos e identifique quais são os que mais necessitam do auxílio das ferramentas digitais.

TI como ferramenta geração de valor

Por fim, mais uma dica essencial para preparar a sua empresa é mudar o prisma pelo qual a área de TI é vista. Durante muito tempo a TI foi considerada como somente uma área de apoio. Na sociedade atual, grande parte da geração e entrega de valor é feito por meios digitais, portanto é necessário ver a TI sob uma outra ótica, a de geração de valor. É fundamental encarar o setor como uma área estratégica dos hospitais, que pode buscar formas mais eficientes de realizar as atividades do dia a dia, e também gerar vantagens competitivas para as instiuições.

Portanto, neste post, abordamos como preparar a sua instituição para migrar os serviços para o meio digital. É útil que você pense sobre quais são os seus principais problemas e busque ajuda de uma empresa de tecnologia focada no mercado da saúde.

Então, gostou da leitura sobre transformação digital? Agora assine a nossa newsletter e receba os nossos conteúdos em seu e-mail!

Gostou? Então inscreva-se e receba nossos Textos!

Escreva um comentário