Atualmente, é muito importante se preparar para adquirir todos os benefícios que a transformação digital pode oferecer para a sua empresa, uma vez que as inovações previstas para o futuro, como a internet das coisas (IoT)  e a inteligência artificial (IA) vão proporcionar excelentes resultados para diversas áreas da medicina. Assim, para se adaptar a elas é essencial enxergar a tecnologia como aliada e engajar os seus profissionais.

Dessa forma, neste post, apresentaremos algumas dicas sobre como preparar a instituição para migrar os serviços para o meio digital. Confira!

Como essa transformação digital influencia o funcionamento da empresa?

Na atualidade, a transformação digital influencia o funcionamento das instituições de saúde de várias formas. Por exemplo, com a utilização dos recursos digitais é possível que os médicos realizem o acompanhamento dos pacientes com mais facilidade e organização, com o intuito de antecipar o diagnóstico de doenças e seus tratamentos.

Da mesma forma, as ferramentas digitais são fundamentais para o trabalho do gestor, pois elas auxiliam na análise de dados para melhores tomadas de decisão e possibilitam uma comunicação efetiva entre médicos, pacientes e hospital/clínica, de forma que se estabeleça uma interação saudável entre todos.

Quais são os seus impactos?

As transformações digitais trazem inúmeros impactos para o mercado da saúde, sendo que um dos mais importantes é a economia ao evitar custos desnecessários, já que os altos desperdícios em toda a cadeia de saúde são sérios problemas para gerir a instituição.

Além disso, os recursos digitais impactam de maneira positiva a produtividade dos profissionais da área, e principalmente a geração de valor para os pacientes.

Como fazer essa adaptação?

Investir em novas tecnologias

Umas das principais dicas para fazer essa adaptação é investir em novas tecnologias, o que contribui para você se preparar para alterações ainda maiores no futuro. Por exemplo, uma ferramenta importante para os gestores da área investirem é a solução DoctorID. Trata-se de uma plataforma para gestão de escalas de plantões, para melhorar a comunicação com os médicos plantonistas e evitar furos nas escalas.

Capacitar seus colaboradores

Além de investir em novas tecnologias, uma orientação fundamental para fazer essa adaptação é capacitar os seus colaboradores, pois todos precisam estar integrados com esses novos recursos para potencializar os resultados da sua empresa ou clínica.

Os administradores devem ter o objetivo de buscar atualização constante para a sua equipe por meio de cursos e treinamentos, uma vez que isso contribui para o contato frequente com as principais novidades do mercado.

Diagnosticar as áreas que mais requerem mudanças

Uma dica essencial para preparar a sua empresa é diagnosticar as áreas que mais requerem mudanças. Isso faz com que você implante os novos recursos pouco a pouco, sem comprometer o trabalho dos colaboradores. Para isso, analise todos os processos e identifique quais são os que mais necessitam do auxílio das ferramentas digitais.

TI como ferramenta geração de valor

Por fim, mais uma dica essencial para preparar a sua empresa é mudar o prisma pelo qual a área de TI é vista. Durante muito tempo a TI foi considerada como somente uma área de apoio. Na sociedade atual, grande parte da geração e entrega de valor é feito por meios digitais, portanto é necessário ver a TI sob uma outra ótica, a de geração de valor. É fundamental encarar o setor como uma área estratégica dos hospitais, que pode buscar formas mais eficientes de realizar as atividades do dia a dia, e também gerar vantagens competitivas para as instiuições.

Portanto, neste post, abordamos como preparar a sua instituição para migrar os serviços para o meio digital. É útil que você pense sobre quais são os seus principais problemas e busque ajuda de uma empresa de tecnologia focada no mercado da saúde.

Então, gostou da leitura sobre transformação digital? Agora assine a nossa newsletter e receba os nossos conteúdos em seu e-mail!

Gostou? Então inscreva-se e receba nossos Textos!

Escreva um comentário