Você sabia que é possível garantir maior eficiência na gestão de plantões médicos e melhorar não somente o dia a dia dos profissionais, mas também o atendimento recebido pelo paciente? Ainda que os plantões representem desafios para os gestores, é possível otimizar o trabalho de toda a equipe com um gerenciamento eficiente.

Para saber como isso é possível, neste post você verá como a comunicação é importante para a administração de plantões, além de observar quais critérios devem ser considerados na gestão, bem como a importância das ferramentas e tecnologias existentes.

Quer aumentar a eficiência dos plantões de seu hospital? Então, veja agora o que deve ser feito. Boa leitura!

A importância de uma boa gestão de plantões médicos

Imagine, por exemplo, a dificuldade em gerenciar uma equipe de 120 profissionais todos os dias, considerando tanto a rotina deles como a do próprio hospital. Difícil, não é mesmo? Logo, ao pensar em melhorar a administração da equipe médica deve-se elaborar medidas para que o gerenciamento de plantões seja otimizado.

Por exemplo, se a informação não é difundida em tempo real, os profissionais não terão acesso a informações importantes, tais como os horários e dias dos plantões, possíveis trocas e qual profissional o substituirá depois.

Caso o hospital não tenha uma gestão eficiente de plantões, os riscos e problemas são muitos. Com informações desencontradas ou que sobrecarreguem as equipes, o trabalho do hospital pode ser afetado, o que influenciará a forma com que o paciente é atendido e como ele vê a qualidade da instituição. Por isso, é melhor contar com o máximo de organização e informação possível. Assim, a rotina médica será facilitada.

As principais dificuldades da gestão de plantões

Um dos grandes problemas que acontecem nos plantões médicos é a necessidade de atender por livre demanda. Dessa forma, não se sabe quais são os casos, dentre os vários possíveis, que chegarão ao pronto-socorro. Ou seja, o médico precisa estar alocado no local para atender os pacientes que chegarem.

Outro ponto que traz dificuldades é a questão do fluxo de pacientes, já que o médico consegue receber, em média, quatro pacientes por hora. Isso, muitas vezes, não é suficiente para atender grandes demandas. Além disso, os desfalques que comumente acontecem aumentam a complexidade dos plantões.

O papel da comunicação na gestão de plantões

Para resolver essas e outras questões, uma comunicação eficiente é fundamental para que os médicos consigam se organizar melhor e atender com maior qualidade seus pacientes, já se preparando para as mais variadas mudanças que podem acontecer. Nesse quesito, a tecnologia torna uma grande aliada do seu hospital.

Infelizmente, a inserção dela no mercado ainda é uma tarefa difícil. É comum que os hospitais deleguem a gestão de plantões a uma pessoa que exerça as atividades a partir de planilhas do Excel. A ferramenta não é a mais adequada para trabalhar com as frequentes mudanças nas informações e com a comunicação que precisa ser dirigida a um grande quadro médico.

Critérios levar em consideração durante a gestão de plantões

Durante o gerenciamento de plantões, vários problemas devem ser considerados, como:

  • médicos que faltam ao plantão;
  • falta de local/software que seja eficiente com as escalas;
  • mudanças frequentes nos horários de plantões;
  • gestões de médicos centradas em uma pessoa;
  • tempo curto de gestão para demandas grandes;
  • falta de informações em tempo real.

Embora esses sejam os principais problemas, existem outras dificuldades que trazem divergências para o cotidiano dos plantões. Por isso, com uma plataforma que consiga gerenciar as informações, estas poderão ser manuseadas com mais inteligência e, assim, aumentar o controle do gerenciamento.

Sendo assim, é necessário que os gestores considerem as demandas gerais e específicas, façam o cadastro de médicos e entendam o fluxo de pacientes, por exemplo. Plataformas como o DoctorID contam com tudo o que é necessário para que as informações possam ser geridas da melhor forma possível.

O que fazer para melhorar a gestão

A principal dica para gerenciar o tempo da equipe médica é, sem dúvida, adotar a tecnologia. Com ela, o hospital só tem a ganhar. Para tanto, é necessário escolher as melhores ferramentas e dispositivos de modo que o trabalho seja executado com eficiência. Em virtude do grande fluxo, as ferramentas são essenciais para que o desempenho da organização seja melhorado.

Com o DoctorID, todo o fluxo pode ser acompanhado em tempo real, garantindo que os médicos acompanhem essa administração a partir de um aplicativo. Além disso, nesse mesmo canal, podem solicitar mudanças de horários e saber com exatidão os dados que precisam sobre o andamento dos plantões.

Como um software de gestão pode ajudar

Os hospitais podem alterar sua escola médica em até 57% por mês. Isso significa que mais da metade dos profissionais terá sua rotina alterada e necessitará que o máximo de organização seja efetuado. Quando a boa administração não acontece, a má comunicação poderá influenciar o trabalho do hospital.

Além disso, o software é uma ferramenta útil para a redução de custos. É comum que o gestor gaste muito tempo para entrar em contato com os médicos, mudar as informações da tabela e informar todos os profissionais das mudanças. Quando se pode contar com um software, as informações ficarão armazenadas em um único local, facilitando o dia a dia do gestor e aumentando o nível de informação. Dessa forma, a economia será vista no menor tempo necessário para que o gestor realize suas atribuições.

Outras vantagens são:

  • a economia de 10% a 20% de repasse a partir de controle efetivo das horas de atendimento;
  • redução em até 70% do tempo necessário para fechamento de horas;
  • digitação da documentação dos médicos (como diplomas, certificados e CRM), com o armazenamento das informações na nuvem;
  • gestão mais integrada, levando-a outros níveis. Como as decisões tomadas afetam outras áreas, a tecnologia permite que uma mesma qualidade de informações seja compartilhada, o que aumenta a inteligência no processo decisório.

Agora que você sabe como é possível ampliar a eficiência na gestão de plantões médicos, é hora de colocar esse conhecimento em ação. Dessa forma, tente dar um passo à frente e informatize sua instituição. Para isso, procure pelas melhores ferramentas e sistemas disponíveis no mercado e compreenda quais delas se adaptam melhor ao dia a dia do hospital e dos médicos. Como resultado, você incrementará as chances de melhorar a administração do hospital como um todo.

Entre em contato agora mesmo com a NCI Saúde e veja como podemos ajudar seu hospital a impulsionar os resultados na gestão de plantões. Teremos o maior prazer em falar com você!

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