Gerenciar um hospital a partir da tentativa e erro não gera bons resultados. O Business Intelligence em saúde é uma forma de processar e assimilar os dados gerados e compreender tanto as tendências quanto as necessidades do hospital. Atualmente, há diversas ferramentas para contribuir na tomada de decisão. Ainda que implementá-lo nem sempre seja fácil.

Quer entender como funciona o Business Intelligence? Então, descubra agora as principais funcionalidades e desafios. Boa leitura!

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence (BI), ou inteligência de negócios em português, se refere a um conjunto de teorias, processos, metodologias, tecnologias e estruturas capazes de transformar grandes quantidades de dados brutos em informações relevantes para a tomada de decisão empresarial. O conceito abrange desde o processo de coleta até o monitoramento de informações que suportam a gestão do negócio.

Quais são as principais funcionalidades do Business Intelligence?

Entenda, agora, quais são as principais funcionalidades do Business Intelligence para o hospital.

Acompanhamento de indicadores

Com o Business Intelligence, pode-se acompanhar e co-relacionar diversas informações úteis para a estratégia e funcionamento hospitalar, nos mais diversos aspectos, como por exemplo:

  • Indicadores assistenciais;
  • Indicadores de faturamento;
  • Desvios no tempo médio de permanência;
  • Acompanhamento da performance médica
  • Indicadores de faturamento e glosas
  • E o que mais o hospital achar importante e parametrizar na ferramenta.

Com essas informações, a tomada de decisões fica mais fácil, já que os vários sistemas utilizados pela mesma rede de hospital são integrados.

Em tempo real

No painel da ferramenta, é possível acompanhar online os indicadores que a empresa considera estratégicos. Para que o planejamento seja seguido, é importante acompanhar as métricas regularmente. Dessa forma, é possível agir imediatamente caso os resultados não estejam dentro do esperado.

Automação nos processos

Diagnóstico

Além do monitoramento de desempenho para otimizar as receitas, com o Business Intelligence é possível analisar a evolução clínica do paciente, o que é útil para escolher as melhores opções de tratamento, e ainda gerar uma base histórica para a comparação de desfechos de casos similares.

Atendimento

Com o uso de processos inteligentes, onde o Business Intelligence auxilia no acompanhamento dos seus indicadores, a qualidade de atendimento hospitalar é melhorada. Os processos são mais automatizados e simples, garantindo mais rapidez e menos erros de informação.

Segurança nas informações obtidas

Mesmo gestores bem preparados e experientes têm dificuldades para conseguir agregar, com a mesma eficiência, a quantidade de dados que as soluções de Business Intelligence proporcionam. Por agregar informações de diversos sistemas, as ferramentas de Business Intelligence possuem uma grande confiabilidade das informações, dado que nenhum trabalho de agregação de dados é feito manualmente. É claro que a qualidade das informações do BI depende invariavelmente da qualidade das informações dos sistemas da instituição. Por isso é necessário um grande zelo para se gerar informações de qualidade.

Vale destacar que se o hospital conta com poucas informações automatizadas e ainda está com seus sistemas em processo de amadurecimento,  será mais difícil conseguir resultados de inteligência. Dessa forma, o BI deve ser implantado quando os outros sistemas já estiverem maduros o suficiente.

Quais problemas as empresas enfrentam para implementá-lo?

Para implementar o BI, é necessário planejamento. Veja agora algumas razões pelo qual uma implantação pode falhar.

Falta de envolvimento dos profissionais

No início, é necessário fazer um protótipo da solução para assegurar que os requisitos essenciais serão implementados. Além disso, os colaboradores devem ser incluídos no processo de forma gradual, já que serão eles que trabalharão com as aplicações.

Não garantir a integridade e qualidade dos dados

A integração dos dados é fundamental para que o BI funcione correta e plenamente. A equipe deve identificar quais são os sistemas em que as informações desejadas estão disponíveis e como os dados são acessados. Deve-se primar por informações atualizadas e com acesso direto.

Caso a qualidade dos dados não seja suficiente ou relevante, é necessário trabalhar primeiramente na melhoria da qualidade das informações geradas pelos sistemas internos, para posteriormente agregar informações confiáveis no BI.

O Business Intelligence em saúde é capaz de oferecer informações de qualidade para o hospital, fazendo com que a tomada de decisões seja mais fácil e técnica, reduzindo as ações tomadas por sentimentos ou instintos. Com acompanhamento em tempo real, a empresa terá dados para discutir melhor os contratos com operadoras, controlar mais eficientemente o ciclo de receita, seus custos e a qualidade de seus atendimentos.

Gostou deste artigo? Então, complemente a leitura entendendo como conseguir melhorar a gestão com o benchmarking hospitalar.

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