É muito importante contar com o auxílio de metodologias de avaliação da qualidade dos serviços, como a acreditação ONA. Para fazer uma boa administração em instituições hospitalares é fundamental conseguir certificações de qualidade, de modo a atender os pacientes da melhor forma possível.

Dessa forma, neste post, apresentaremos algumas informações para ajudar você a entender qual é o processo para obter a acreditação hospitalar ONA. Boa leitura!

O que é ONA?

A Organização Nacional de Acreditação — ONA é um órgão não governamental que fornece certificação para atestar a qualidade de serviços da área da saúde no Brasil. Trata-se de uma metodologia de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde para hospitais, clínicas, consultórios odontológicos etc.

Além disso, a acreditação hospitalar ONA tem um caráter exclusivamente educativo — não é obrigatória e também não é uma forma de fiscalização, sendo voltada para a melhoria contínua do serviço de saúde. Esse processo é pautado por três princípios fundamentais:

  • voluntário, você escolhe fazê-lo sem nenhuma obrigatoriedade;
  • periódico, o certificado tem prazo de validade e precisa ser refeito de tempo em tempo;
  • sigiloso, as organizações de saúde não terão as suas informações divulgadas.

Quais são os objetivos dessa certificação?

A certificação hospitalar ONA tem como um dos seus principais objetivos promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde para melhorar a gestão de qualidade da assistência em todas as Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde (OPSS) do Brasil.

Como ela foi desenvolvida?

A acreditação hospitalar ONA foi desenvolvida em 1999 por várias entidades públicas e privadas do setor da saúde. A necessidade da sua criação veio da Constituição do país, que estabelece a saúde como um direito para todo cidadão. Assim, as instituições têm a preocupação de avaliar a qualidade dos serviços oferecidos à população.

Desse modo, essa metodologia foi desenvolvida a partir da revisão dos métodos de certificação regionais e dos manuais da América Latina, assim como de países como Estados Unidos, Canadá e Inglaterra. Além disso, o manual da ONA foi testado em várias instituições de saúde de todas as regiões do Brasil.

Quais são as suas vantagens?

Segurança

Um dos principais benefícios para realizar a acreditação hospitalar ONA é a obtenção de melhorias contínuas na segurança do paciente e dos resultados assistenciais. Isso porque o processo de acreditação assegura que as práticas de qualidade, gestão e assistência à saúde sejam aceitáveis.

Qualidade

Além de proporcionar maior segurança dos profissionais e pacientes, uma vantagem da certificação hospitalar ONA é trazer melhorias na qualidade de vários âmbitos na organização da área da saúde, o que também vai contribuir para mais visibilidade no mercado. O cuidado e a excelência do atendimento ao paciente são outro diferencial.

Educação dos profissionais

Por fim, outro benefício da adoção dessa certificação é que a metodologia possibilita a educação dos profissionais. Com ela, você pode, por exemplo, melhorar o gerenciamento da instituição de saúde por meio de recomendações, aprimorar a logística dos materiais para diminuição do desperdício, bem como ampliar o entendimento estratégico e a otimização dos processos.

Portanto, neste post, abordamos o que é acreditação hospitalar ONA, quais são os objetivos dessa certificação e quais são as suas vantagens. É aconselhável que você procure o quanto antes obter esse certificado para resolver problemas com eficiência e garantir mais qualidade nos serviços prestados.

Então, gostou do nosso texto? Agora leia sobre “Quais os benefícios da acreditação hospitalar e como me preparar?” e continue aprendendo!

Gostou? Então inscreva-se e receba nossos Textos!

Escreva um comentário