Você sabe quais são os principais KPI’s na área de saúde para um hospital? Com o acompanhamento do Indicadores chaves de performance, a gestão da instituição fica mais profissional, já que você poderá tomar decisões com embasamento em números, a fim de aumentar eficiência, produtividade e lucratividade.
Para saber como KPI’s na área da saúde funciona, neste post, você verá qual a importância dos indicadores, bem como quais são os KPI’s mais conhecidos para os hospitais. Quer administrar a instituição com mais inteligência? Então leia atentamente o texto!
Qual a importância dos indicadores para a gestão de hospitais?
Sem indicadores não é possível fazer gestão. Indicadores são necessários para entender se mudanças estão tendo real impacto na melhoria dos serviços.
A gestão por indicadores é tão importante que a ANAHP (Associação nacional dos hospitais privados), principal referência em hospitais de excelência, apura mais de 300 indicadores hospitalares de seus associados, e publica anualmente o Observatório, que é uma riquíssima fonte de indicadores do setor.
Indicadores são ferramentas pertinentes para que a gestão esteja bem informada sobre os pontos positivos e negativos do negócio. Dessa forma, quanto mais dados existirem sobre o hospital, mais fácil será tomar as decisões necessárias para melhorar a qualidade no atendimento, a produtividade da instituição e a capacidade de prestação de serviços e sua rentabilidade.
Quando não se conhece o desempenho do estabelecimento, fica mais difícil saber quais são os passos que devem ser dados. Nesse caso, há maior probabilidade de realizar planejamentos incertos e inconsistentes.
Então, elaborar um planejamento que defina e acompanhe os KPI’s se torna indispensável para todo hospital. Quer saber quais são os principais indicadores? Acompanhe agora!
Quais são os principais indicadores?
Devido à complexidade do meio hospitalar, existem muitas possibilidades de indicadores. Aqui explicaremos alguns deles e sua importância, mas tenha clareza que estamos apenas arranhando a superfície, dado que a quantidade e complexidade de processos em uma instituição de saúde é muito elevada.
Taxa de ocupação de leitos
É um dos indicadores mais importantes para entender o desempenho da instituição. Com ele, é possível entender se o hospital atua próximo, longe ou acima da sua capacidade de atendimento (se possui leitos em falta ou vazios). Com o acompanhamento dessa métrica será possível avaliar o dimensionamento da quantidade de leitos do hospital. Também é muito importante avaliar este indicador relacionado com tempo médio de permanência.
Tempo médio de permanência
Outra métrica relevante é o tempo médio de permanência. Com ela, você pode descobrir quanto tempo os pacientes ficam no hospital (em certos departamentos ou depois de procedimentos determinados).
Caso as estadias sejam consideradas demoradas, é necessário que o hospital veja quais são os motivos para isso. Por outro lado, se estiverem curtas, o hospital precisa garantir que os pacientes são liberados com segurança e com baixíssima probabilidade de reinternação pelo mesmo motivo nos próximos 30 dias.
Este número pode ter um grande impacto na quantidade de pacientes atendidos.
Supondo que um hospital tem 50 leitos, e que sua média de permanência é de 5 dias, então é possível internar 300 pacientes por mês. Se sua média de permanência for reduzida para 4 dias, a capacidade de internação passa a ser 375 pacientes, ou seja, 25% mais pacientes.
Percentual de glosa por operadora
Com essa métrica, é possível que o hospital entenda quais são as operadoras que trazem maior número de glosas à instituição. Se alguma operadora se sobressair, pode indicar alguma falha contratual. Veja nosso artigo sobre como conseguir melhores contratos.
Se o índice de glosa for elevado com todas as operadoras, este pode ser um indicativo que os processos do ciclo de receita não estão otimizados. Uma melhoria nestes processos pode aumentar consideravelmente o faturamento da instituição.
Demais indicadores
Além dos citados, existem outros que podem ser muito importantes para sua instituição. Abaixo, veja alguns deles.
Econômico-financeiros:
- Receita Bruta por natureza;
- Receita Bruta por fonte pagadora;
- Despesas por grupo;
- Despesas por saída hospitalar;
- Despesas por paciente-dia;
- Receita por saída hospitalar;
- Receita por paciente-dia;
- EBITDA;
- Resultado Operacional;
- Índice de Glosa.
Assistenciais:
- Taxa de ocupação geral e por unidade de internação;
- Média de Permanência geral e em UTIs;
- Índice de Intervalo de Substituição de leito;
- Índice de Giro de leito;
- Taxa de mortalidade institucional (>=24h);
- Taxa de mortalidade cirúrgica por ASA.
- Índices de infecção hospitalar
Agora que você sabe quais são os principais KPI’s na área de saúde para um hospital, está na hora de fazer um estudo para identificar quais são os indicadores mais importantes para sua instituição, bem como quando e como devem ser acompanhados. Assim, você estará mais próximo de ter uma gestão eficiente e inteligente no hospital.
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