O mercado já entendeu que o Fee for service, o principal modelo de remuneração em prática no mercado brasileiro hoje, está longe de ser o melhor.

Neste modelo:

  • Os hospitais se sentem pressionados pelas operadoras e pelas glosas;
  • dependem em boa parte dos médicos para a geração de demanda de utilização do centro cirúrgico;
  • As operadoras acreditam que falta gestão nos hospitais; Investem em auditoria;
  • Os bons médicos se sentem injustiçados por não receberem melhor por um serviço de qualidade;
  • O sistema o obriga os médicos a focarem em volume para ter uma boa remuneração;

A desconfiança é uma constante entre todos esses elos, e no final, o Paciente, que é o maior interessado que tudo funcione bem, acaba sendo deixado de lado.

Nós da NCI Soluções em Saúde acreditamos que qualquer que seja o modelo de remuneração futuro, ele precisa ser focado no paciente.

O estudo da ANS

A ANS tem se preocupado com o assunto, e publicaram recentemente o   Guia para Implementação de Modelos de Remuneração Baseados em Valor.

Esse material é a elaboração da segunda fase de estudos do Grupo Técnico de Modelos de Remuneração da ANS. Com o objetivo de estruturar as informações mais relevantes nesse tema e os principais modelos adotados nas instituições de saúde.

O estudo é extenso, e muito valioso. Superou nossas expectativas e recomendamos a leitura.

Conhecer os modelos existentes mundo a fora e debater é de extrema importância para que possamos realizar as melhorias necessárias na gestão em si e na qualidade do atendimento.

E-book Value based Health Care

Há um tempo lançamos o nosso e-book sobre esse assunto, O Caminho para o Value-Based Health Care. Temos uma preocupação ímpar com esse tema, pois conseguimos visualizar o impacto que um modelo neste sentido pode ter na vida das pessoas e também nas organizações.

Esperamos que tenha uma boa leitura e que esse material possa contribuir para o entendimento dos modelos de remuneração e causar reflexões positivas em nosso sistema.

Gostou? Então inscreva-se e receba nossos Textos!

Escreva um comentário