O mercado já entendeu que o Fee for service, o principal modelo de remuneração em prática no mercado brasileiro hoje, está longe de ser o melhor.
Neste modelo:
- Os hospitais se sentem pressionados pelas operadoras e pelas glosas;
- dependem em boa parte dos médicos para a geração de demanda de utilização do centro cirúrgico;
- As operadoras acreditam que falta gestão nos hospitais; Investem em auditoria;
- Os bons médicos se sentem injustiçados por não receberem melhor por um serviço de qualidade;
- O sistema o obriga os médicos a focarem em volume para ter uma boa remuneração;
A desconfiança é uma constante entre todos esses elos, e no final, o Paciente, que é o maior interessado que tudo funcione bem, acaba sendo deixado de lado.
Nós da NCI Soluções em Saúde acreditamos que qualquer que seja o modelo de remuneração futuro, ele precisa ser focado no paciente.
O estudo da ANS
A ANS tem se preocupado com o assunto, e publicaram recentemente o Guia para Implementação de Modelos de Remuneração Baseados em Valor.
Esse material é a elaboração da segunda fase de estudos do Grupo Técnico de Modelos de Remuneração da ANS. Com o objetivo de estruturar as informações mais relevantes nesse tema e os principais modelos adotados nas instituições de saúde.
O estudo é extenso, e muito valioso. Superou nossas expectativas e recomendamos a leitura.
Conhecer os modelos existentes mundo a fora e debater é de extrema importância para que possamos realizar as melhorias necessárias na gestão em si e na qualidade do atendimento.
E-book Value based Health Care
Há um tempo lançamos o nosso e-book sobre esse assunto, O Caminho para o Value-Based Health Care. Temos uma preocupação ímpar com esse tema, pois conseguimos visualizar o impacto que um modelo neste sentido pode ter na vida das pessoas e também nas organizações.
Esperamos que tenha uma boa leitura e que esse material possa contribuir para o entendimento dos modelos de remuneração e causar reflexões positivas em nosso sistema.