Lidar com a gestão financeira hospitalar é fundamental, para os gestores é um dos inúmeros desafios. Um gerenciamento financeiro estratégico e eficiente é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. Um exemplo é ter de equilibrar fluxo de caixa com prazos dos pagamentos a serem realizados e defasagem entre o recebimento de dinheiro pelos hospitais.

Neste artigo, vamos explicar o que é gestão financeira, quais são os maiores problemas enfrentados pelos hospitais na hora de gerir as finanças e como contornar esses problemas, garantindo o equilíbrio da instituição. Confira!

O que é gestão financeira hospitalar?

A gestão financeira hospitalar envolve inúmeras tarefas, fundamentais para garantir uma visão de longo alcance no que diz respeito à manutenção das suas atividades. Vamos conhecer quais são algumas delas, a seguir.

Planejamento financeiro

A gestão financeira hospitalar requer um planejamento que esteja de acordo com as particularidades do segmento, com a elaboração de metas e de estratégias viáveis para alcançá-las.

Além disso, é necessário fazer um levantamento dos recursos financeiros disponíveis, contabilizando cada gasto, seja com salários de funcionários, fornecimento de materiais e medicamentos, dentre outros, e casar com tudo isso, o planejamento das entradas de receitas para ter um fluxo de caixa saudável.

Para evitar gastos duplicados ou desnecessários, também é importante fazer um inventário dos recursos disponíveis e um planejamento de necessidades.

Controles mensais

Manter um balanço mensal das finanças do hospital possibilita um controle mais eficaz da rentabilidade e dos déficits ao longo do tempo e permite que os gestores se preparem para cobrir eventualidades causadas por atrasos no recebimento, glosas e inadimplência.

O controle mensal também traz informações em curto prazo sobre as medidas a serem tomadas para restabelecer o equilíbrio financeiro do hospital, evitando que se criem grandes lacunas que prejudicarão os rendimentos da instituição.

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa está relacionado às transações financeiras efetivadas no hospital. É imprescindível que todas sejam registradas, a fim de manter o controle das finanças e de equilibrar as diferenças entre despesas e receitas obtidas.

Existem várias formas de manter o rígido controle do que entra e do que sai em seu hospital, como com a utilização de planilhas ou de programas específicos de gestão financeira. A tecnologia, nesse caso, pode ser uma grande aliada na hora de manter o controle financeiro.

Qual a maior dificuldade ao gerir as finanças de um hospital?

Equilibrar a rotina de pagamentos com os atrasos, glosas e inadimplência, vem sendo a maior dificuldade ao gerir as finanças de um hospital. O SUS (Sistema Único de Saúde) e as operadoras de saúde têm um tempo médio para efetuar os pagamentos aos hospitais, o que pode gerar uma espera de 60 até 90 dias e, consequentemente, alguns prejuízos.

Isso pode trazer muitos problemas à instituição, que fica com seu fluxo de caixa prejudicado devido a esse atraso, mas ainda precisa manter seus compromissos financeiros, investindo em material, pagando funcionários e fornecedores, arcando com as despesas de manutenção, entre outros.

Como equilibrar a gestão financeira do seu hospital?

A defasagem no fluxo de caixa é fruto principalmente do elevado tempo médio de recebimento pelos hospitais, que pode ser afetado por inúmeras falhas de processo, como por exemplo, os frequentes agendamentos de cirurgia sem a autorização dos recursos necessários para sua realização.

Uma maior atenção aos processos favorece o equilíbrio financeiro e evita inúmeros problemas que influenciam significativamente o caixa do hospital. Esse, por sua vez, deve ser estruturado e controlado por meio da tecnologia e de processos rígidos, a fim de evitar o impacto causado pela falta de controle, que pode gerar guias “pós” para as operadoras ou, então, ser motivo de glosas, gerando expectativas de caixa positivas, mas que acabam não sendo concretizadas.

Com este artigo, você deve ter percebido a importância da gestão financeira hospitalar para o bom funcionamento de um hospital, e como um processo aparentemente isolado pode influenciar seriamente o fluxo de caixa, certo? Existem desafios, mas com organização e controle, eles podem ser superados, proporcionando o equilíbrio financeiro à instituição.

Gostou do artigo e quer ajudar sua rede de relacionamentos a entender mais sobre a gestão financeira de um hospital? Então, compartilhe-o nas redes sociais!

Gostou? Então inscreva-se e receba nossos Textos!

Escreva um comentário