A acreditação hospitalar visa promover um serviço de qualidade e a segurança do paciente. Devem ser os objetivos principais das instituições de saúde. Por isso, a acreditação hospitalar é algo que vem despertando o interesse de clínicas e hospitais, pois são muitos os benefícios gerados para as empresas que adquirem esse tipo de certificação.
Empresas estão em busca de estratégias para diminuir custos e atingir a excelência no atendimento. Nesse contexto, o processo de acreditação vai muito além da conquista de um certificado, sendo uma maneira de comprovar a qualidade dos serviços oferecidos e conferir maior confiança aos pacientes.
Neste post, vamos abordar os benefícios da acreditação hospitalar e como se preparar para obtê-la. Confira!
Quais os benefícios da acreditação hospitalar?
A incorporação da gestão da qualidade nas instituições de saúde é um fator essencial para assegurar as boas práticas no processo de atendimento. Sendo assim, obter a certificação promove benefícios tanto para os pacientes quanto para seus funcionários.
Por meio da acreditação, a empresa garante confiabilidade aos pacientes, maior satisfação com os tratamentos e procedimentos realizados. Já para os colaboradores favorece uma maior integração entre os setores e, com isso a possibilidade de se desenvolverem mais de modo coletivo ou individual, com menos riscos de acidentes de trabalho, melhor qualidade de vida e produtividade no ambiente de trabalho.
Quais as principais certificações?
O processo de certificação avalia a instituição como um todo, comprovando a qualidade das estruturas, dos serviços prestados e dos funcionários da instituição de saúde visitada. Conheça as principais.
Organização Nacional de Acreditação (ONA)
Uma das principais instituições brasileiras associadas à qualidade dos serviços de saúde e à segurança do paciente é a ONA. Muitas organizações da área de saúde optam por essa certificação, pois ela permite uma melhora nas estratégias de gestão.
Esse método adere três níveis de certificação — sendo o Nível 1 Acreditado, o Nível 2 Acreditado Pleno e o Nível 3 Acreditado com Excelência —, com o objetivo de estimular a melhoria contínua dos processos.
Acreditação Nacional Integrada para Organizações de Saúde (NIAHO)
A acreditação NIAHO é de nível internacional e tem várias diretrizes focadas na conquista de resultados mais eficientes e eficazes. Seu diferencial está nos conhecimentos em gestão de riscos. Dessa forma, permite que todos os procedimentos ligados à avaliação do paciente sejam mais controlados, evitando erros e prejuízos para a saúde dos doentes.
Accreditation Canada International (ACI)
A acreditação ACI é o braço do nível internacional da Accreditation Canada. Ela avalia as instalações médicas para atendimento clínico, administração e infraestrutura. A empresa que adota a ACI obtém maior satisfação do paciente, melhora nas taxas de triagem e imunização, além de apresentar redução de custos.
Joint Commission International (JCI)
A JCI é uma organização não governamental que tem como objetivo promover padrões rigorosos de atendimento ao paciente e fornecer soluções para maximizar resultados.
Portanto, os padrões definidos pela JCI foram desenvolvidos para garantir um ambiente seguro aos profissionais da saúde, oferecer qualidade e segurança do paciente, estimular e realizar melhorias contínuas por meio de um método confiável, entre outras. Essa acreditação tem validade de três anos.
Como se preparar para a acreditação hospitalar?
O processo de acreditação caracteriza-se por checar a qualidade da instituição de saúde, a fim de aprimorar os serviços ali oferecidos. Para obter a certificação, o hospital deve cumprir todos os requisitos para garantir a segurança dos pacientes, familiares e profissionais da saúde. Além do mais, é fundamental fazer a gestão efetiva da qualidade.
Receber uma acreditação hospitalar implica iniciar um processo de transformação a longo prazo. Isso ocorre por meio de diversas ações, como:
- Capacitação dos colaboradores: realização de programas de capacitação destinado ao atendimento ao cliente e questões administrativas;
- Diagnóstico empresarial: elaboração de um raio-X sobre a real situação da empresa;
- Adoção de um sistema de gestão em saúde: maior comunicação entre os setores;
- Investimento em logística hospitalar: equipamentos de qualidade.
Agora você já sabe quais são os benefícios da acreditação hospitalar e como se preparar para obtê-la.
Gostou do post? Então assine a nossa newsletter e tenha acesso a conteúdos como este em seu e-mail.